terça-feira, 17 de maio de 2016

Candido Lusitano um dos grandes nomes do Arcadismo de Portugal 








Francisco José Freire

Nasceu dia 3 de janeiro de 1719 em Lisboa.
Era um frade oratoriano que inspirou o movimento estético-literário da Arcádia,há poucas coisas sobre sua vida, o que foi encontrando foram  em pequenos relatos contidos em suas obras,passou a utilizar um pseudônimo " Candido Lusitano" para escrever suas obras.
Em sua obra Arte Poética(1748)um grande marco em  Portugal, com afirmações estética neoclássica que seria conhecida mais para frente na literatura portuguesa como Arcadismo.
Suas ideologias foram fundamentadas em diversos movimentos e seus autores:Os clássicos antigos(Horácio,Aristóteles e Longino);Humanismo quinhentista(Autores Portugueses, Castelvetr e Robortello) e no Contemporâneo( Boileau,Voltaire e Pope),Na mesma vertente dos intelectuais Ludovico Antonio Muratori e Ignacio de Luzán, explorava as relações entre o entendimento e a fantasia nas elaborações em obras poéticas.Sendo influenciado pela  doutrina da visão Aristotélica que é uma arte que se encontra sempre presente o "verossímil" a verdade universal, o equilíbrio no útil e o deleitável, a natureza e o exercício.

Contrários aos pensamentos Luís Antonio Verney(Verdadeiro métodos de estudos),defendia que é na proporção,na ordem e na unidade que consiste a beleza poética e o que alimenta va a alma é a imaginação e a fantasia.
Considerado por Ludovico Antonio Muratori  a primeira definição canônica de bom gosto ma literatura portuguesa,que negava a liberdade de criatividade que o barroco defendia.

Morreu 5 de julho de 1773 em mafra.

Obras :


  • O Secretário Portuguez Cómmodos à Instrucção da Mocidade Confirmado com Selectos Exemplos de Bons Autores, Lisboa, 1745;
  • Vieira defendido, Lisboa, 1746;
  • Arte Poética ou Regras da Verdadeira Poesia, Lisboa, 1748;
  • Ilustração Crítica…, Lisboa, 1751 
  • Arte Poética de Quinto Horácio Flacco, Lisboa, 1758;
  • Dicionário Poético para uso dos que principiam…, Lisboa, 1765;

Nenhum comentário:

Postar um comentário