terça-feira, 3 de maio de 2016

O Arcadismo

     Gostaríamos de inaugurar o nosso blog explicando, primeiramente, o motivo pelo qual o criamos. Somos todos estudantes de Letras, e nos foi pedido valendo nota, que criássemos um blog com assuntos relacionados a Literatura Portuguesa. Durante as aulas nos interessamos imensamente pela poesia de Bocage, sobre o qual falaremos adiante, e pelo Arcadismo.
     A pintura no fundo de nosso blog, retrata muito bem o que foi o Arcadismo. Aliás, o nome dessa obra é O Senhor e A Senhora Andrews, do pintor Thomas Gainsborough.
     Quando dizemos que essa pintura representa bem o Arcadismo, é porque mesmo representando o casal Andrews, encontra-se a exaltação da natureza, uma das marcas do Arcadismo.
     O Arcadismo em Portugal começou com a fundação da Arcádia Lusitânia em Lisboa. Para quem não sabe, a Arcádia foi uma academia literária na qual se reuniam muitos escritores que, cansados do estilo Barroco, no qual tudo era muito rebuscado e exagerado. Os artistas queriam acabar com a mentalidade religiosa do Barroco, se interessavam pela ciência, e passaram a ver o homem como o centro da Terra. 
     Resumindo, o Arcadismo foi a libertação do Barraco; os artistas,os quais eram na sua maioria burgueses, cansaram-se do sentimentalismo e do amor idealizado do Barroco, e começaram a escrever e pintar com mais objetividade focando nos costumes burgueses.
     Como vocês puderam notar, o nosso blog também irá tratar de um importante escritor para o Arcadismo; Manuel Maria Barbosa du Bocage, mais conhecido como Bocage Desbocado. Nosso próximo post será dedicado a esse escritor tão influente e original, como uma alma a frente de seu tempo, e que chamou muito a nossa atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário